Medidas que são aconselhadas para o comércio e varejo em relação a aceitação de pagamentos com cheques:

                                       
Dicas preciosas para  evitar prejuízos !




                                         
·         Criação de normas para recebimento de cheques, inserindo cláusulas que despertem a atenção dos  funcionários  para documentos falsificados grosseiramente bem como para a necessidade de coibir-se a ação dos funcionários desonestos ou pouco atentos.
·          Realizar sempre consulta de crédito.
·         É de extrema utilidade manter um cadastro completo de todos os clientes, também para venda com cheques.
·         Exigir comprovante de endereço e checar a veracidade.
·         Se possível verificar "passagens" de cheques do CPF do cliente junto  aos  órgãos de proteção ao crédito. Muitas passagens em curto período de tempo são sinal de perigo.
·         Exigir comprovante de renda e checar a veracidade (ligar para a empresa e se necessário fazer consulta jurídica para confirmar a idoneidade da empresa).
·         Checar a autenticidade dos documentos (CPF e RG). Há milhões de documentos falsos circulando no País. Se o comerciante tiver dúvidas, ligue para um serviço  de identificação ou validação de documentos falsos.
·         Cuidado  com  cheques clonados  ou  adulterados que não aparecem nas consultas. Se houver suspeita, ligue para o próprio banco emissor.
·         Desconfie de folhas de cheque soltas, sem o talão. Quando a  folha  for retirada do talão tente verificar se  a "linha louca" não seja repetida igual  em  outras  folhas (sinal  de clonagem). A "linha louca" ou  "linha  de  segurança" é  aquela série de desenhos  lineares verticais, com  o nome do banco impresso em letras pequenas, que se encontra no lado direito de  cada cheque, cada folha deve ter uma combinação de linhas diferente.
·         Tenha cuidado redobrado com cheques de contas recentes. O  risco é ainda  maior se a venda for com cheques pré-datados.
·         Desconfie quando a pessoa der apenas o telefone celular.
·         Verifique se o endereço da pessoa confere com o endereço de seu telefone fixo (lista telefônica ou o 102 podem ser úteis).
·         Evite cheques de terceiros, trocar cheques por dinheiro ou devolver troco de cheques.
·         Não conceda crédito ou aceite cheque em valor incompatível com a renda do cliente.
·         Observe a reação do cliente quando estiver realizando consultas ou checando documentos. Se a pessoa se mostrar inquieta ou nervosa, faça perguntas adicionais e verifique tudo melhor.
·         Cuidado dobrado em feriados  e finais  de  semana.  São  as datas preferidas para golpes com cheques roubados.

·         Ninguém é obrigado a conceder crédito ou aceitar cheques de quem não lhe pareça confiável. Trate muito bem seu  cliente,  respeite  seus  direitos  de  consumidor  e  nunca coloque-o em situação constrangedora, mas reserve-se o direito de só realizar vendas seguras.

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