Medidas que são aconselhadas para o comércio e varejo em relação a aceitação de pagamentos com cheques:
Dicas preciosas para evitar prejuízos !
· Criação de normas para recebimento de cheques, inserindo cláusulas que despertem a atenção dos funcionários para documentos falsificados grosseiramente bem como para a necessidade de coibir-se a ação dos funcionários desonestos ou pouco atentos.
· Realizar sempre consulta de crédito.
· É de extrema utilidade manter um cadastro completo de todos os clientes, também para venda com cheques.
·
Exigir comprovante de endereço e checar a veracidade.
·
Se possível verificar "passagens" de cheques
do CPF do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito. Muitas passagens em
curto período de tempo são sinal de perigo.
·
Exigir comprovante de renda e checar a veracidade
(ligar para a empresa e se necessário fazer consulta jurídica para confirmar a
idoneidade da empresa).
·
Checar a autenticidade dos documentos (CPF e RG). Há
milhões de documentos falsos circulando no País. Se o comerciante tiver
dúvidas, ligue para um serviço de identificação ou validação de documentos
falsos.
·
Cuidado com cheques clonados ou adulterados que não
aparecem nas consultas. Se houver suspeita, ligue para o próprio banco emissor.
·
Desconfie de folhas de cheque soltas, sem o talão.
Quando a folha for retirada do talão tente verificar se a "linha
louca" não seja repetida igual em outras folhas (sinal de clonagem). A
"linha louca" ou "linha de segurança" é aquela série de
desenhos lineares verticais, com o nome do banco impresso em letras pequenas,
que se encontra no lado direito de cada cheque, cada folha deve ter uma
combinação de linhas diferente.
·
Tenha cuidado redobrado com cheques de contas
recentes. O risco é ainda maior se a venda for com cheques pré-datados.
·
Desconfie quando a pessoa der apenas o telefone
celular.
·
Verifique se o endereço da pessoa confere com o
endereço de seu telefone fixo (lista telefônica ou o 102 podem ser úteis).
·
Evite cheques de terceiros, trocar cheques por
dinheiro ou devolver troco de cheques.
·
Não conceda crédito ou aceite cheque em valor
incompatível com a renda do cliente.
·
Observe a reação do cliente quando estiver realizando
consultas ou checando documentos. Se a pessoa se mostrar inquieta ou nervosa,
faça perguntas adicionais e verifique tudo melhor.
·
Cuidado dobrado em feriados e finais de semana. São as
datas preferidas para golpes com cheques roubados.
·
Ninguém é obrigado a conceder crédito ou aceitar
cheques de quem não lhe pareça confiável. Trate muito bem seu cliente, respeite seus direitos de consumidor e nunca coloque-o em situação constrangedora, mas
reserve-se o direito de só realizar vendas seguras.
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