Vai comprar uma Moto? Dicas para fechar negócio com mais segurança.




      1)  Documentação
      Através do Renavam ou placa da Moto, pode realizar uma consulta para saber  se  há  restrição  administrativa,  multas,  débitos,  histórico  de  roubo  e furto, Sinistro, leilão,  etc..etc. 
Verificar  aparência  da  marcação do chassi na coluna da direção e o lacre     da placa. Não deve haver nenhum tipo de adulteração.

      2)  Mecânica

Mesmo com  pouca experiência mecânica,  é possível saber se um motor está em  condições  boas  ou  não.   Ligue  a  moto  com  o  motor  frio (verifique  a  temperatura encostando  a mão no motor ou no escapamento  da  moto).  O motor deve  pegar facilmente e não apresentar ruídos  metálicos  que sumam depois  de  alguns  segundos,  o  que  indica  folga extrema  em  componentes importantes como virabrequim, bielas, pistões e sistema de válvulas.
Fumaça saindo do escape, após alguns minutos de aquecimento, o  escape continuar fumando e se a fumaça for azulada e aumentar com a aceleração, tudo indica que é óleo queimado, o motor pode  provavelmente vai  precisar ser  retificado.

     3)  Óleo 

Deverá estar no nível certo(Vareta de óleo), na tonalidade do óleo que poderá identificar como está o motor.
Óleo claro demais significa novo, recém trocado.  Em geral,  óleo  escuro é óleo usado, mas atualmente os lubrificantes têm aditivos  detergentes que agem de modo rápido e, em motores mais rodados, o óleo escurecer rapidamente pode ser considerado algo normal.
Então, como checar a qualidade?
Por  economia ou relaxamento,  o proprietário  faz a troca do óleo após passar  da  quilometragem   indicada,  consequentemente  o  óleo  fica  mais  grosso  e perdendo a  sua  funcionalidade  de lubrificação dos  componentes do  motor. 
Faça um teste, Pingue uma gota de óleo na ponta do indicador e com o polegar analise a consistência: se parecer graxa e sujar demasiadamente seus dedos (e cheirar a gasolina), é óleo velho ou óleo. 
Pode  ocorrer  do  proprietário  colocar  propositalmente um  olho mais grosso  para disfarçar  o barulho  dos  componentes  desgastados.     

4)  Sinais  que  a moto  foi desmontada

Motores   de   motocicletas  são  expostos  e,   por  isso,  facilitam  uma análise importante  e  rápida,  relacionada  a  marcas  de  desmontagem.  Parafusos  e porcas  estão  ali  bem  na  sua frente,   e  considerando  que  é  praticamente impossível desmontar um motor sem deixar marcas nesses componentes, ver sinais ou, o oposto, ver parafusos e porcas cujo metal pareça ser bem mais novo do que as partes metálicas ao redor é algo para se desconfiar. Outra verificação  recomendada  é  no  cárter,   a  parte  de  baixo  do  motor,  a  mais próxima  do  solo.  Marcas  de  raspadas  são  aceitáveis;  os amassados, não, e muito menos “cicatrizes” deixadas por soldagem.


5)  Tinta

   Pintura em bom estado pode indicar um dono cuidadoso ou uma moto que foi pintada. Se  foi  pintada,  pergunte a razão que ocorreu a repintura. Bom senso também ajuda para lembrar que,  se  a moto tem um  ou dois anos de uso, e  quilometragem  relativamente baixa, faz sentido a pintura parecer quase nova.

 6)  Comandos

    Mesmo que você não conheça o modelo da moto pelo qual está interessado,  lembre-se que nenhum fabricante é sádico e que, portanto, acelerador e  embreagem não podem ser duros demais para serem acionados. Embreagem dura é sinal claro de fim de vida útil. Acelerador duro pode indicar problemas no cabo ou  algo  ainda  pior,  resultante  de montagens e desmontagens desatentas. Quanto  ao câmbio,  os engates devem ser fáceis e “secos”, e as marchas não podem escapar, o que pode apontar para um câmbio maltratado.

 7)  Banco

      Moto usada deve ter um banco com cara de usado, assim como o contrário. É preferível uma capa de banco original desgastada a uma novinha, seja  original, seja do mercado paralelo. A troca deste componente pode  ser indício de um acidente  considerável, pois o que normalmente é afetado em    tombos menores são outras partes, nunca o banco.

  8)  Painel e sistema elétrico

  Tudo deve funcionar, certo? Certo! Especialmente as chamadas “luzes-alerta”.    Modelos de motos mais básicas têm um conjunto de luzes essencial  e  que    indicam coisas simples, como farol  alto  e  pisca-pisca ligado.  Já motos mais    modernas ou maiores têm luzes para alertar sobre coisas importantes, como  pressão do óleo ou problemas  no sistema de injeção. Ao girar a chave, é usual   que todas as “luzes-alerta” acendam para  mostrar  que  suas  lâmpadas funcionam, para depois se apagarem. Caso uma luz importante não acenda – ou pior, fique acesa direto –, problema sério à vista.

  9)  Faça um teste de condução

      Uma  das  características  mais  importantes  na  compra de uma moto usada é  o  fato  de  realizar um teste  de condução  com ela.  Assim,  conseguirá  ter  uma  melhor opinião acerca da moto em questão e se adéqua à utilização   pretendida.     Este  é  um  teste  muito  importante,   uma  vez  que  permite  verificar se a moto     apresenta alguma falha mecânica, quadro torto ou algum outro problema maior.

 10)  Consulta Veicular

        Faça uma consulta veicular para obter informações e o histórico da motocicleta.
      

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