Vai comprar uma Moto? Dicas para fechar negócio com mais segurança.
1) Documentação
Através do Renavam ou placa da Moto, pode realizar uma consulta para saber se há restrição administrativa, multas, débitos, histórico de roubo e furto,
Sinistro, leilão, etc..etc.
Verificar aparência da marcação do chassi na coluna da direção e o lacre da placa. Não deve haver nenhum tipo de adulteração.
2) Mecânica
Mesmo com pouca experiência mecânica, é possível saber
se um motor está em condições boas ou não. Ligue
a moto com o
motor frio (verifique a temperatura encostando a mão no motor ou no escapamento da
moto). O motor deve pegar facilmente e não apresentar ruídos metálicos que sumam depois de alguns segundos, o que indica folga extrema em componentes importantes como virabrequim, bielas,
pistões e sistema de válvulas.
Fumaça saindo do escape,
após
alguns minutos de aquecimento, o escape continuar fumando e se a fumaça for
azulada e aumentar com a aceleração, tudo indica que é óleo
queimado, o motor pode provavelmente
vai precisar ser retificado.
3) Óleo
Deverá estar no nível
certo(Vareta de óleo), na tonalidade do óleo que poderá identificar como está o motor.
Óleo claro demais
significa novo, recém trocado. Em geral, óleo escuro é óleo usado, mas
atualmente os lubrificantes têm aditivos detergentes que agem de modo rápido e,
em motores mais rodados, o óleo escurecer rapidamente pode ser considerado algo
normal.
Então, como checar a
qualidade?
Por economia ou relaxamento, o proprietário faz a
troca do óleo após passar da
quilometragem indicada, consequentemente o óleo
fica mais grosso e perdendo
a sua
funcionalidade de lubrificação
dos componentes do motor.
Faça um teste, Pingue uma gota de óleo na ponta do
indicador e com o polegar analise a consistência: se parecer graxa e sujar demasiadamente
seus dedos (e cheirar a gasolina), é óleo velho ou óleo.
Pode ocorrer do proprietário colocar propositalmente um olho mais grosso para disfarçar o barulho
dos componentes desgastados.
4) Sinais que a moto
foi desmontada
Motores de motocicletas são expostos e, por isso, facilitam uma análise importante e rápida, relacionada a marcas de desmontagem. Parafusos e porcas estão ali bem na sua frente, e considerando que é praticamente impossível desmontar
um motor sem deixar marcas nesses componentes, ver sinais ou, o
oposto, ver parafusos e porcas cujo metal pareça ser bem mais novo do que as
partes metálicas ao redor é algo para se desconfiar. Outra verificação recomendada é no cárter, a parte de baixo do motor, a mais próxima do solo. Marcas de raspadas são aceitáveis; os amassados, não, e muito menos
“cicatrizes” deixadas por soldagem.
5) Tinta
Pintura em
bom estado pode indicar um dono cuidadoso ou uma moto que foi pintada. Se foi
pintada, pergunte a razão que
ocorreu a repintura. Bom senso também ajuda para lembrar que,
se a moto tem um ou dois anos de uso, e quilometragem relativamente baixa, faz sentido a pintura
parecer quase nova.
6) Comandos
Mesmo que você não conheça o modelo da moto pelo qual está interessado, lembre-se que nenhum fabricante é sádico e que, portanto, acelerador e embreagem não podem ser duros
demais para serem acionados. Embreagem dura é sinal claro de fim de vida útil. Acelerador duro pode
indicar problemas no cabo ou algo ainda pior, resultante de montagens e desmontagens desatentas.
Quanto ao câmbio, os engates devem ser fáceis e “secos”, e as marchas não
podem escapar, o que pode apontar para um câmbio maltratado.
7) Banco
Moto usada deve ter um banco com cara de
usado, assim como o contrário. É preferível uma capa de banco original desgastada a uma
novinha, seja original, seja do mercado paralelo. A troca deste componente pode
ser indício de um
acidente considerável, pois o que normalmente é afetado em tombos
menores são outras partes, nunca o banco.
8) Painel e sistema elétrico
Tudo deve
funcionar, certo? Certo! Especialmente as chamadas “luzes-alerta”. Modelos de motos mais básicas têm um
conjunto de luzes essencial e que indicam coisas simples,
como farol alto e
pisca-pisca ligado. Já motos
mais modernas ou
maiores têm luzes para alertar sobre coisas importantes, como pressão do óleo ou problemas
no sistema de injeção. Ao girar a chave, é usual que todas as “luzes-alerta” acendam para mostrar que suas lâmpadas funcionam, para depois se apagarem. Caso uma luz
importante não acenda –
ou pior, fique acesa direto –, problema sério à vista.
9) Faça um teste de condução
Uma das
características mais importantes
na compra de uma moto usada é o fato
de realizar um teste de condução
com ela. Assim, conseguirá
ter uma melhor opinião acerca da moto em questão e se adéqua
à utilização pretendida. Este é um teste
muito importante, uma
vez que permite
verificar se a moto apresenta alguma falha mecânica, quadro torto ou algum outro problema
maior.
10) Consulta Veicular
Faça uma consulta veicular para obter
informações e o histórico da motocicleta.
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